3 Dicas para fazer um Quebra-gelo Inesquecível

3 Dicas para fazer um Quebra-gelo Inesquecível

Percebi que neste ano de 2016 muitas pessoas estavam sendo desafiadas a fazerem os Quebra Gelos e as Dinâmicas da sua célula. O que muita gente não sabe é o quão importante é esse momento.

Por isso, não só realizar mas entender o papel do Quebra Gelo e das Dinâmicas na célula é essencial.

Hoje a nossa intenção é explicar como se deve agir, como aplicar o quebra gelo e como ele impactará a mente dos membros da célula.

Mas pra começar, como fazer um quebra gelo inesquecível?

Pr. Aluízio A. Silva fez uma declaração que hoje é arraigada no seu ministério: “Deus está interessado em seu coração e não em suas práticas religiosas”.

Devemos entender que o quebra gelo não é uma prática religiosa, e sim uma estratégia de Deus para alcançar e gerar proximidade com os visitantes. E essa estratégia deve sempre ser acompanhado com muita unção de Deus.

Enquanto muitos membros trabalham para se fazer um quebra gelo ou uma dinâmica inesquecível, muitos outros estão buscando de maneira desesperada uma fórmula mágica para resolver todos os problemas de sua célula de uma única vez e de preferência em poucos dias.

Muitas pessoas ainda não veem desta forma, mas o Quebra Gelo deveria ser feito a tal ponto que os membros sentissem a necessidade de chegar 10 minutos antes do inicio da Célula.

Sei que está é a sua intenção como líder de célula ou como alguém que irá fazer o quebra gelo dessa semana, mas como fazer do quebra gelo inesquecível?

Agora falaremos das 3 dicas para fazer um Quebra Gelo Inesquecível:

01 – A unção é mais importante do que a Estrutura

Buscar a direção de Deus e a presença do Espirito Santo é mais importante do que as estratégias e de que qualquer organização.

Do que adianta ter uma mesa arrumada e bela, os pratos, os garfos de prata, lenços de seda, se não tem o alimento!

A unção de Deus é o alimento da mesa, é importante seguir esse caminho, é importante entender que Deus irá lhe usar para manifestar a glória dele através do Quebra Gelo, sim, Deus se manifesta através do Quebra Gelo.

Você verá que depois de colocar estas dicas em prática as pessoas lembrarão do quebra gelo e da mensagem que ele passou naquele dia.

Então responderam a Josué, dizendo: ”Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.” Josué 1:16,17

Sabe o que isso significa?

Significa que em algum momento os membros e os visitantes irão checar se existe vida de Deus em você, se Deus está contigo no momento em que ora, em que fala de Jesus.

Checarão se o Espirito Santo acompanha tudo o que faz, inclusive o Quebra Gelo ou a Dinâmica.

Este é o primeiro ponto, mas não termina por aqui tenho algo para lhe falar que talvez nunca ouviu em lugar nenhum. Mas preciso te perguntar neste momento: Em que fase a sua célula está?

Em nossas células também temos o tempo de deixar a terra descansar, semear e regar, frutificar e colher os frutos, todas essas etapas são nomeadas da seguinte maneira: Comunhão, Edificação, Evangelismo e Multiplicação. Toda fase tem o seu tempo de inicio e final. Se apesar de conhecer estes termos, mas não tem feito nada de diferente para estas fases, tem sempre feito a mesma coisa em todas elas, deixa eu te falar, você está no lugar certo e sua célula nunca mais será a mesma.

Veja como:

02 – Entenda a fase da sua célula

Seu entendimento quanto a elas é de extrema importância para fazer um quebra gelo inesquecível. Fui direcionado a checar algumas células que não estavam rompendo e quando chequei os lideres tive clareza de que eles precisavam conhecer e planejar as fases da célula o quanto antes para conseguirem os resultado para o qual estão investindo nos santos.

A primeira coisa é a unção, a segunda é saber se sua célula está em perfeito funcionamento.

Agora eu te pergunto, sua célula está em perfeito funcionamento? Você sabe o que exatamente deve avaliar para responder esta pergunta? É justamente disso que iremos falar a seguir. Vem comigo rs

As dinâmicas de quebra-gelo fazem toda a diferença em sua célula. Quando bem aplicadas, elas são responsáveis pela aproximação e edificação dos membros uns aos outros, por isso é muito importante levar boas dinâmicas em sua célula.

Com isso as dinâmicas se tornam memoráveis, inesquecíveis e ferramentas de Deus para transformação e aperfeiçoamento dos santos. Mas isso só será possível se levar o quebra gelo de acordo com a fase que a sua célula está passando. Quer entender melhor?

Vamos lá!

02.1 – Comunhão/Integração

Primeira fase: Comunhão/Integração, na lavoura é momento de deixar a terra descansar, não é o momento de trabalhar, descanso é energia. É juntar os materiais do pátio, e na sua célula é momento de comunhão, saiam juntos divirta-se, conheça uns aos outros, ganhem o coração, em todo o tempo fale de Cristo e somos edificados, mas agora é tempo de ser “UM” ter tudo em comum.

02.2 – Consolidação/Edificação

Segunda fase: Edificação/Treinamento, agora é o momento de começar a trabalhar nos materiais, entortar o ferro, trabalhar na areia, na terra, colocar os tijolos um sobre o outro, fazer o fundamento, é o momento na lavoura cavar a terra, tirar a pedra, pegar a madeira, fazer os buracos, colocar as sementes e ir regando e cuidando, nesta fase é momento de treinamento, vamos visitar cada um, preocupar com o anjo da guarda, gerando Cristo em todos, é momento de fazermos as vigílias pelas células, é momento de fazermos reuniões de orações todas as sexta-feira, fazermos as micro-células, ativar as micro-células, ativarmos o compartilhamento da palavra e tonar alguém edificado.

02.3 – Evangelismo

Terceira fase: Evangelismo, a casa construída chamem os filhinhos para dentro da casa, cada membro edificado todos vão querer que outros desfrutem, foi assim que Deus fez, sua gloria eterna, seu estilo de vida, chamou outros como nós para participarmos disso, a célula edificada vai querer trazer outros também para fazer parte desta comunhão. Nesta fase é o momento da lavoura, é momento da colheita, todos querem estar envolvidos, todos vão colher os frutos.

02.4 – Multiplicação

Quarta fase: Multiplicação, é o momento de efetivarmos aquilo que já veio acontecendo desde a fase da edificação, os novos anfitriões, os novos líderes, é o momento de olharmos para a planta, e almejarmos expandir o reino, uma nova casa, um novo líder, novos bairros, ganhando assim toda a cidade para Cristo.

O conhecimento a respeito das 4 fases são de extrema importância. Agora que já checou o funcionamento da sua célula em relação as fases podemos seguir.

Ahh mas antes quero destacar algo importante, apesar das células possuírem fases e os lideres notificarem estas fases nos relatórios, o que percebi é justamente isso, independente da fase da célula o líder estava seguindo sempre da mesma forma, com o mesmo padrão: Quebra-gelo, louvor, oferta, compartilhamento da palavra, momento de fé, e lanche.

Porém aquele que estava na fase da comunhão não estava fazendo nada a respeito, como por exemplo: Dinâmicas voltadas para comunhão, dinâmicas que poderiam gerar: Conhecimento>intimidade>amor, seguiam tudo a deus dará, e o mesmo acontecia com a palavra de oferta, comunhão e rotina da célula.

Então a minha segunda dica para ter um quebra gelo inesquecível é: separe um quebra gelo de acordo com a fase da sua célula, que fase a sua célula está? Caso não saiba, pergunte a seu líder, com certeza a sua célula jamais será a mesma, e você em Cristo será responsável pelo crescimento do grupo.

Existem muitas dinâmicas que se enquadram com cada fase da célula. Neste artigo vou te ensinar a fazer de maneira correta e a aplicar o plano de ação. Você sabe o que é o plano de ação para célula? Talvez não, por isso deixei para o final.

03 – Com o planejamento da célula você terá um quebra gelo inesquecível.

Isso é possível através de um plano de ação. Caso eu te perguntasse, qual a data que começou sua fase de comunhão, e quando ela termina? Qual a data que começou sua fase de edificação e quando ela termina? E assim por diante, talvez você saberia responder somente a respeito da data de multiplicação, mas quero te levar a além, a um padrão elevado onde definirá as datas para cada fase e todos da célula terão está informação alcançando resultados extraordinários.

01

Normalmente neste plano de ação dou mais algumas dicas de cada fase e com elas poderá escolher o quebra gelo certo para o momento certo, uma flecha direto no alvo, sabemos que o alvo de toda célula é a multiplicação, porém precisamos saber como chegar lá, pra isso devemos fazer e o plano de ação da célula definindo cada fase. Talvez você como líder ainda não tem o plano de ação, ou ainda não lidera, e você seja um anfitrião, anjo da guarda, membro, se for o caso, está dica é de extrema importância para a sua liderança, certamente não somente você será beneficiado, mas todo o seu grupo inclusive o seu líder, no qual ficará muito grato ao receber está preciosa dica.

Saiba tudo do plano de ação no tutorial que preparei para você

1 – Preencha com as principais informações da sua célula.

02

2 – Aqui você definirá as datas de inicio e termino de cada fase, aconselho você definir 2 meses para cada fase, com exceção da multiplicação que será apenas um mês, tempo necessário para a celebração.

03

3- O Calendário servirá como apoio para notificar e acompanhar se tudo o que foi planejado foi colocado em prática. Na semana em que você cumpriu conforme planejado você coloca um X, assim saberá se seguiu a risca aquilo que o Senhor lhe direcionou.

04

4 – Aqui é o plano de orientação em relação ao Alvo, desafio e prática, tudo resumido num só lugar para facilitar o plano de voo e tornar conhecido por todos da célula.

05

Assim cada fase da sua célula terá começo, meio e fim, toda a célula será direcionada pelo Espírito Santo de Deus. Assim fica fácil direcionar a célula em cada alvo referente a cada fase em que a célula vai passar, todos passarão a viver juntos na mesma direção.

Estou disponibilizando o download do Plano de Ação e um vídeo tutorial ensinando como preenche-lo. Nunca mais o seu quebra gelo será o mesmo. Você pode começar a aplicar na sua célula ainda hoje! Clique no banner abaixo para receber sua cópia do Plano de Ação. Pegue o plano mais as duas dicas anteriores e vamos em frente.

download

Deus abençoe sua vida, que o Espírito Santo resplandeça seus caminhos e que venhamos dar passos de vitória na presença do Rei.

Até que nada mais importe, além de salvar o perdido.

Até a próxima, nos vemos em breve.

Um grande abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.