Relacionamentos | Medo – Don’t be afraid!


Há umas duas semanas iniciamos no blog uma série sobre missões, onde as pessoas testemunham sobre o chamado de Deus para a vida delas e contam as experiências no campo missionário. Neste clima, Resolvi colocar o tema deste post em inglês pra já ir treinando! kkkk 😀

Quem lê pensa que eu vou amanhã, né?! Rsrsrsrs só de falar nisso, já fico entusiasmada e meus pensamentos vão looooooongeeeeee… Imaginando como será quando eu for para as nações! õ/

O tema hoje não tem nada a ver com missões, mas quero falar sobre algo que pode paralisar esse chamado em sua vida, o medo. A frase em inglês “Don’t be afraid”, quer dizer, “Não tenha medo”. Porque falar sobre medo?

Podemos dizer que o medo é um dos maiores responsáveis por faculdades não serem iniciadas ou concluídas, casamentos não serem concretizados, novos negócios não serem abertos, novas frentes missionárias não serem implantadas, novas amizades não serem feitas, enfim…sonhos não serem realizados.

O medo funciona como um sanguessuga que vai minando o sonho até que não haja mais forças, morra e se perca em meio a “correria do dia a dia”.

Assim como falei no post sobre ansiedade, o medo também paralisa e a pessoa só consegue pensar que tem medo de não dar certo, o que pensarão dela? Como será? E se der errado?

Os pensamentos “medrosos” têm algumas origens, como:

EGO

Uma das reações do nosso EGO é o aparente medo, mas na verdade é orgulho disfarçado, pois tememos ser criticados, queremos zelar pela nossa reputação.

COMODISMO

O comodismo também gera medo, porque estamos na zona de conforto completamente acomodados e o novo nos desafia, faz com que tenhamos que nos mexer, muitas vezes nos atualizar e isso é ruim, pois teremos que conquistar e desbravar tudo de novo. Fica mais prático não sairmos de onde estamos e não ter responsabilidade com nada.

TRAUMAS

Existem certos medos que são consequência de alguma circunstância que na vida da pessoa e ela não consegue avançar em algumas áreas, como os relacionamentos, por exemplo, por conta de más experiências, então por medo de sofrer, ser enganado ou seja lá qual foi a experiência ruim que a pessoa teve em seus relacionamentos, foge e prefere ficar como está.

Confesso que sou muito corajosa para algumas coisas (principalmente as coisas que Deus me comissiona a fazer, eu meto a cara e vou), mas tem outras coisas tão simples que eu travo e não consigo avançar. 🙁

O ES é perito em nos mostrar como se estivéssemos diante de um espelho, o porquê de estarmos com certos medos, seja ele derivado de ego, trauma ou comodismo. Peça nesses dias para o Senhor revelar o seu coração, para que você vença cada um dos medos que te paralisam. Recorra à palavra e veja em 1 João 4:18 que o verdadeiro amor lança fora todo medo e em 1 João 4:8 que nos diz que Deus é o amor, então, o próprio Deus lança fora o medo. Tome posse dessa palavra e cresça em direção do propósito de Deus para a sua vida.

Com amor,

Leave a Reply

Your email address will not be published.