Relacionamentos | Resistência


Na convivência com os irmãos ouvimos muitos dizerem: “estou com resistência com fulano…”, “estou com resistência com ciclano…”. Isso tem se tornado tão comum que virou até um jargão.

Na palavra não encontramos versículos onde cite a palavra “resistência” a respeito dos irmãos em Cristo, mas sim quando se trata de poder das trevas, demônios e etc. Quando a Bíblia fala dos irmãos, cita o amor, não se considerar maior que outro, suportar os mais fracos e por aí vai.

Fiz toda essa introdução para mostrar a você que a sua tal “resistência” contra o irmão em Cristo tem outro nome e não é Satanás, diabo, capiroto, sete peles… É um inimigo muito pior, o nome dele é EGO! 🙁

Quando falamos: “estou com resistência com fulano!”, podemos traduzir como: “fulano, não está agindo da forma com que eu quero”, ou então, “Estou contrariado, pois ele não está suprindo a minha expectativa” (depois dê uma lidinha no post sobre expectativa).

Nós, seres humanos tendemos sempre a culpar alguém pelos nossos atos ou intenções. No caso da resistência atribuímos esse “sentimento” a uma atitude do irmão que acabou gerando isso em nós, ou à satanás que não está nem aí pra nós, porque tem mais o que fazer do que perder o tempo dele com as nossas picuinhas. Se pararmos pra pensar, na verdade essas picuinhas acabam ajudando ele a manter a desordem nos relacionamentos dentro da vida da igreja e seu EGO vai crescendo em estatura e estabilidade dentro você.

Sabemos que não é fácil lidar com pessoas, pois somos de criações e contextos diferentes, mas isso não impede de vivermos bem uns com os outros. Apesar de às vezes acharmos que não temos nada em comum com alguns, temos TUDO em comum, que é Cristo em nós. Aleluia!

Para aprender a lidar com essa questão toda de EGO, precisamos aprender a ceder. Isso mesmo! Muitos falam isso quando comentam sobre casamento e etc, mas mesmo na amizade? Sim!

É muito importante estar sensível ao ES para ceder quando necessário, para se enxergar dentro das situações e agir de forma que assim como o Deigma Marques canta sermos servos de todos os irmãos.

Se você hoje tem vivido algo parecido no relacionamento com algum irmão, se exponha a luz de Deus, peça que Ele te mostre qual tem sido a razão da resistência contra a vida do outro e seja valente de enfrentar a situação e resolvê-la de forma a expressar Cristo em suas ações e reações.

Em nosso blog temos alguns posts voltados para o EGO, se você tem sofrido com esse inimigo, passe por lá e leia para ser edificado.

Um grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.