Relacionamentos sem compromisso | Modernidade ou frustração?

Nas últimas décadas o “relacionamento sem compromisso” tem se tornado o padrão dos relacionamentos no mundo. Se você fizer uma pesquisa rápida no Google por: relacionamentos sem compromisso, você encontrará diversos tópicos sobre o assunto e até as vantagens de se ter um relacionamento dessa forma, além de muitas opções de sites para quem quer se relacionar nesse modelo. Sabe o que é mais incrível? Milhões de pessoas acessam esses conteúdos e sites em busca de aventuras sexuais e emocionais.

O que pude notar em uma breve pesquisa que fiz, foi que esse padrão tem se estabelecido não porque é algo moderno, mas sim porque as pessoas estão frustradas.

Em um dos artigos que li, sobre as vantagens de se ter um relacionamento sem compromisso, o autor disse que depois de passar por uma decepção amorosa onde ficou arrasado, passou a escrever técnicas de como conquistar mulheres em alguns minutos e por ai vai. Quando li isso me lembrei de uma experiência que vivi quando ainda não conhecia a Jesus. Eu tive um relacionamento “sem compromisso” onde na verdade o que eu mais queria era que aquele relacionamento se tornasse algo sério, mas eu batia no peito dizendo que aquilo era o melhor, porque eu podia ser livre, ir e vir sem ninguém me prender. Isso era da boca pra fora, pois quando fui dispensada daquele relacionamento “livre”, fiquei muito mal e naquele dia decidi que não me apegaria a mais ninguém. Ou seja, iria curtir adoidado sem compromisso e pronto!

Graças ao bom Deus que o final dessa história foi uma boa intervenção do Senhor na minha vida. Note que na verdade o que me fez querer viver o tal “relacionamento sem compromisso” não foi a minha mente moderna e sim a minha frustração. Apesar de tudo isso, como mencionei, eu não conhecia Jesus. A grande tristeza é que essa realidade tem alcançado a igreja do Senhor e esse sofisma tem dominado muitos de nós. Correm pelos corredores falsas verdades como: “A igreja tem que se adaptar aos padrões atuais”, “A bíblia é relativa”, “São outros tempos”. Quanta baboseira! Jesus nunca disse que deveríamos nos adequar a realidade que vivemos, muito pelo contrário Ele sempre nos ensinou a confessá-lO em qualquer circunstância, pois Ele mesmo nunca mudou, e está vivo!

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Hebreus 13:8

É compreensível que pessoas que não conhecem a Jesus queiram viver nesse padrão. O mundo não sabe o que é compromisso, aliança, lealdade. Fomos chamados exatamente para isso, revelar o padrão do Reino de Cristo. Sendo assim, de maneira alguma podemos nos amoldar a este mundo.

…e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Talvez para você seja muito difícil entender como é possível viver um relacionamento nos dias de hoje fundamentado em bases como: fidelidade, santidade, renúncia. Mas como comecei falando aqui, o grande fator dessas bases terem se extinguido não é a modernidade dos tempos, mas sim a frustração das vidas e para esse mal existe uma cura. Jesus!

Se você tem entendido que Ele é a cura, satisfação e solução para tudo, você conseguirá mudar de vida e desfrutar do propósito que Deus tem para um relacionamento em aliança.

Quando entendi essa verdade, tive a convicção que sem Jesus eu jamais poderia desfrutar de um relacionamento de aliança, porque em que me resultaria me relacionar com um homem que não é temente a Deus? Qual segurança eu teria? Apesar de saber que o homem é passível de erro, minha confiança está no Senhor e é nessa verdade que caminho. Pense nisso!

Conheça o blog o diário da Zoe e confira os testemunhos de pessoas que mudaram de vida e creram que era possível viver no padrão do Reino.